Touradas na Espanha. O que é touradas de Toros?

A tourada espanhola, juntamente com o flamenco, é um dos elementos que mais enfatizam o espírito romântico dos habitantes deste país. Antes de ver este show ao vivo pela primeira vez, você pode ser muito cético em relação a ele. Muitos os consideram jogos arcaicos e sangrentos destinados exclusivamente aos espanhóis ou atrações para as experiências governamentais dos turistas. No entanto, depois de aprender os segredos das touradas, surge a noção de uma performance parcialmente dirigida, apaixonada e atemporal, onde uma multidão de espectadores, juntamente com seus principais atores, forma um todo mágico. Assistindo a tourada ao vivo, desde os primeiros minutos, você participa de uma performance quase teatral dividida em atos peculiares (tercios). Não é exatamente uma produção de direção, porque você nunca pode prever como cada uma de suas cenas se desenvolverá. O público dá aplausos, mas também pode expressar espontaneamente sua frustração e até indignação. Convidamos você a uma viagem pelo mundo das touradas espanholas, que revelará vários fenômenos desse fenômeno cultural inseparável da Espanha.

Touradas na Espanha. O que é touradas de Toros?

História das touradas espanholas

É difícil determinar quem realmente iniciou o costume das lutas públicas das pessoas com os touros. No entanto, é conhecido por ser um dos espetáculos mais antigos do mundo, que ocorre nos tempos atuais. Diz-se que tem suas raízes na antiguidade e até remonta ainda mais à Idade do bronze.

Não há dúvida de que os touros eram animais que participavam como animais nas arenas dos antigos romanos, travando batalhas sangrentas com leões, ursos e pessoas (segundo alguns relatos, o próprio Júlio César deveria lutar a cavalo com eles). A romanização da Península Ibérica levou a esses costumes, que sobreviveram até a invasão árabe em 711 e foram adaptados à nova cultura muçulmana que se formava lá. Paralelamente, esses costumes eram praticados em terras sob o domínio dos cristãos.

Já no início da idade média, entre a aristocracia castelhana, eram populares as batalhas de cavaleiros nobres nascidos de bykamia (a chamada área), que terminavam de maneira pouco espetacular com o chamado matador. Eles aconteciam em espaços abertos e às vezes terminavam com a morte de animais que chegavam aos espectadores (foi essa cena que ele imortalizou na tela de Goya). No século XVII, começaram a ser praticados combates a pé com touros, além disso, representantes das famílias mais baixas da comunidade poderiam atuar como Toreros.

No século seguinte, eles finalmente abandonaram a luta no estilo de “distrito” e novas formas de touradas começaram a se formar, e o matador já desempenhou o maior papel nela. A forma final e os rituais predominantes até hoje que a acompanham foram estabelecidos no século XIX.

A temporada de touradas dura na Espanha de março a outubro. Em algumas regiões da Espanha, essa tradição se afasta. Um exemplo é a Catalunha, onde, de acordo com a resolução do Parlamento autônomo, é proibida a exibição pública de touradas. No entanto, o destino das touradas no resto da Espanha.

Touros em touradas

Touros em touradas

Os touros que participam de lutas durante o show de touradas são a variedade espanhola autóctone do chamado Toro Bravo. Eles são caracterizados principalmente por temperamento ardente, agressividade, força poderosa, corpo maciço e chifres grandes e voltados para a frente. O que diferencia os machos toro bravo de outras subespécies de Bos taurus primigenius são suas reações diante do perigo de outras criaturas (incluindo o homem). Os touros espanhóis atacarão o objeto ameaçador, enquanto o restante das variedades optará por escapar. Os touros prontos para lutar atingem um peso corporal de cerca de meia tonelada.

Os touros são criados em fazendas especiais em toda a Espanha, embora a terra natal De Toro Bravo seja considerada os vastos prados (dehesi) da Andaluzia. Logo após o fim de suas lutas na vida, a carne animal chega às mesas de restaurantes e casas espanholas. Acredita-se que a adrenalina então evocada lhe dê um sabor único e pungente (a maior raridade é considerada o rabo de boi). Defendendo a tradição de touros seus defensores afirmam sentido de afetar a vida animal em uma sangrenta batalha na arena fato de que, até então, os animais gozam de quase total liberdade pasąc em largos pastos (ao contrário do tuczonego artificial de alimentos do gado no estreito confinamento).

Tipos de touradas

Há dois tipos diferentes de touradas. Mais comum é a corrida de uma tarte (a pé) em que o matador luta cara a cara com o touro na arena.

Entre as corridas uma tarte que pode ver:

  • Uma corrida de toros, em que toureiros profissionais enfrentam touros de 4 a 5 anos.
  • Um novillada com picadores, em que toureiros semiprofissionais atuam com touros de 3 a 4 anos.
  • Um novillada sem picadores, em que toureiros semiprofissionais atuam com touros de 2 a 3 anos sem recurso a picadores.

No entanto, há também a espetacular corrida de rejones em que o matador, chamado rejoneador, luta contra o touro a cavalo.

A única grande diferença é a forma de lutar contra o touro e as roupas do rejoneador.

A pé, o matador parece mais elegante, enquanto a cavalo o rejoneador usa uma roupa mais casual e rural. O traje habitual de um rejoneador consiste de um colete escuro (geralmente castanho ou cinzento), chaps de couro marrom e um chapéu largo e reto. Além disso, a corrida segue a mesma estrutura.

Quais são as 3 etapas de touradas?

Uma luta contra um touro é dividida em três tercios ou estágios. Cada um começa e termina depois que um membro da banda de música sopra um clarim.

Cada etapa dura cerca de 8 a 10 minutos e o matador, que é o responsável por pedir uma mudança de tercio, deve respeitar os timings ou o presidente vai avisá-lo.

A ordem é sempre a mesma:

  • Primeiro vem o tercio de varas.
  • Depois o tercio de banderillas.
  • E finalmente, a luta termina com o tercio de muerte.

Uma vez que o touro está morto, a luta acaba e o matador é eventualmente recompensado se a sua faena for excecional. Então, o próximo matador entra no local para lutar contra o touro seguinte. A mesma sequência continua até que o sexto touro esteja morto.

Arenas de touradas

Arenas de touradas

Onde posso ver as touradas? As arenas de touradas na Espanha são chamadas Plaza de Toros. Estes são os objetos mais frequentemente fechados de forma oval com um telhado aberto, os mais antigos são dominados pela arquitetura neomudejar.

Bem no centro de cada Plaza De Toros está o Ruedo (coloquialmente também chamado Albero ou redondo), ou seja, o solo arenoso compactado no qual as lutas são travadas. Em todo o perímetro, eles são cercados por uma parede de madeira de 1,5 m de altura, chamada Barrera. Por dentro, são construídos burladeros (Parkans), atrás dos quais, em caso de problemas imprevistos, Torero pode se abrigar. Atrás de Barrer está o corredor Callejon ao seu redor, no qual os atores da peça, assistentes e um serviço que responde aos eventos que acontecem na arena esperam por sua vez (através de uma das portas, Ele pode ajudar instantaneamente um toureiro em apuros). Duas entradas levam à Praça de areia. Um para o matador, juntamente com sua equipe (Puerta de cuadrillas) e outro para os touros (arrastre de toros ou Puerta de torilles).

Os assentos do público geralmente são divididos em duas e principalmente quatro categorias. Os espectadores podem sentar-se nos bancos (tendidos) ou nas varandas (palcos). Eles podem escolher locais ao sol (sol) ou locais mais confortáveis devido às condições climáticas espanholas à sombra (sombra), possivelmente alterando o sombreamento durante o show (sol y sombra). No lugar de honra das arquibancadas está o alojamento do Presidente da tourada (presidencia), principalmente um dignitário que representa a administração da cidade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here